Notas sobre o dano moral no direito brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Dano moral, Dano extrapatrimonial, Dano estético, Dano existencial, Imprescritibilidade

Resumo

O escopo central do presente estudo consiste em investigar as respostas fornecidas pela dogmática do dano moral no direito brasileiro a dilemas contemporâneos na matéria. Para tanto, analisam-se, inicialmente, as imprecisões comumente presentes na enunciação teórica de “novos” danos extrapatrimoniais. Passam-se, então, em revista as noções de dano estético e dano existencial à luz unidade dogmática do dano moral. Na sequência, analisam-se criticamente as noções de dano moral in re ipsa e de dano moral da pessoa jurídica. Por fim, investigam-se aspectos relevantes para a necessária distinção funcional entre danos morais, com a identificação de possíveis reflexos em relação à liquidação e à prescrição da pretensão reparatória. O estudo, pautado na metodologia do direito civil-constitucional, desenvolve-se a partir de consulta às fontes bibliográficas e jurisprudenciais nacionais e estrangeiras.

Biografia do Autor

Gustavo Tepedino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professor Titular de Direito Civil e ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Livre-Docente pela mesma Universidade. Doutor em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino – Itália. Sócio fundador do Escritório Gustavo Tepedino Advogados.

Rodrigo da Guia Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorando e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Advogado, sócio de Gustavo Tepedino Advogados.

Downloads

Publicado

08.03.2022

Como Citar

Tepedino, G., & Silva, R. da G. (2022). Notas sobre o dano moral no direito brasileiro. Revista Brasileira De Direito Civil, 30(04), 33. Recuperado de https://rbdcivil.emnuvens.com.br/rbdc/article/view/752