Reflexões metodológicas: a construção do observatório de jurisprudência no âmbito da pesquisa jurídica

Autores

  • Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho

Palavras-chave:

Observatório de jurisprudência, Método integrado, Unidade do ordenamento jurídico, Pesquisa jurídica, Hermenêutica, Doutrinador colaborativo, Magistrado dialógico, Rigor metodológico.

Resumo

Tradicionalmente, a ciência jurídica assistiu a progressivo e disfuncional distanciamento entre seus três protagonistas – legislador, doutrinador e magistrado. Isolados cada um em sua esfera de atuação, realizavam produções dissonantes ou, muitas vezes, antagônicas entre si. Atento a essa problemática, o presente artigo, fiel às bases inauguradas pela Constituição de 1988, e em nome da unidade sistemática do ordenamento jurídico, propõe uma releitura dos papéis a serem desempenhados por tais atores, com base no desenvolvimento de modelo integrado, por meio da criação do observatório jurisprudencial, o qual facilita a promoção da conexão entre lei, teoria e prática. A partir daí, espera-se ser possível construir hermenêutica em função aplicativa que promova os valores constitucionalmente assegurados.

Downloads

Publicado

12.07.2017

Como Citar

Filho, C. E. do R. M. (2017). Reflexões metodológicas: a construção do observatório de jurisprudência no âmbito da pesquisa jurídica. Revista Brasileira De Direito Civil, 9(03). Recuperado de https://rbdcivil.emnuvens.com.br/rbdc/article/view/52