A incerteza na responsabilidade civil

Autores

  • Orlando Luiz Zanon Junior Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Romano José Enzweiler Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Palavras-chave:

certeza, direito, responsabilidade civil, perda da chance

Resumo

O presente texto propõe uma investigação acerca do papel da certeza no direito, abordando as principais teorias que se dedicam à questão, discutindo também como se dá a contranitência do sistema jurídico à contingência do mundo, com questionamentos respeitantes à maneira de ser encarada a seletividade referida pelos chamados “princípios” nas resoluções judiciais, isto é, indagando acerca dos critérios adotados na seleção decisória. Por fim, aderente ao antes apresentado, debate-se a certeza na responsabilidade civil, estudando-a a partir da teoria da perda da chance. Quanto à metodologia empregada, destaca-se que na fase de investigação foi utilizado o método indutivo, na fase de tratamento de dados o cartesiano e o texto final foi composto na base lógica dedutiva. Nas diversas fases da pesquisa, foram acionadas as técnicas do referente, da categoria, do conceito operacional e da pesquisa bibliográfica. 

Biografia do Autor

Orlando Luiz Zanon Junior, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Juiz de Direito. Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Dupla titulação em Doutorado pela UNIPG (Itália). Mestre em Direito pela UNESA. Pós-graduado pela UNIVALI e pela UFSC. Professor Programa de Pós-graduação da UNIVALI, da Escola da Magistratura de Santa Catarina (ESMESC) e da Academia Judicial (AJ). Membro da Academia Catarinense de Letra Jurídicas (ACALEJ).   

Romano José Enzweiler, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali. Juiz de Direito.

Downloads

Publicado

18.11.2020

Como Citar

Zanon Junior, O. L., & Enzweiler, R. J. (2020). A incerteza na responsabilidade civil. Revista Brasileira De Direito Civil, 25(03), 57. Recuperado de https://rbdcivil.emnuvens.com.br/rbdc/article/view/479